Todos os anos, no Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio), a Comissão de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia – SPP – tem ativado
diversas campanhas de sensibilização para uma grave realidade: de acordo com a SPP, cerca de 25% dos jovens portugueses fumam.
Segundo um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, os adolescentes fumam para se integrarem num grupo e pela pressão
social existente. Acham que todos os outros também fumam e que, se não fumarem, vão ser “os excluídos”. O nosso objetivo era alterar esta forma
de pensar. E foi a pensar que chegámos a uma conclusão óbvia, mas inovadora.
“75% dos jovens
não fumam.”
Fumar é uma epidemia e controlá-la é o trabalho da Comissão de Tabagismo. Já o nosso trabalho tem sido criar campanhas relevantes para fazer com que os mais novos não fumem ou deixem de fumar.
"Se cerca de 25% dos jovens fumam, a verdade é que há 75% de jovens que escolhem não fumar. Afinal, é a minoria que está errada."
Com esta abordagem diferente numa campanha antitabaco, quisemos diminuir a pressão social
que impele os jovens a fumar, mostrando-lhes que para fazerem parte de um grande grupo não
precisam de tabaco. Aliás, se fumarem, estão fora. São a ave rara ou a ovelha negra do grupo.
Desta forma, quisemos destronar um dos maiores argumentos para os jovens fumarem, através de
uma campanha bem-humorada, mas perspicaz.
Como resultado, todos os anos temos o prazer de sermos convidados para a fazer a campanha do
Dia Mundial sem Tabaco.





